Aos Governadores Provinciais: Nyusi recomenda melhoria das condições de vida da população
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi ,afirmou, durante a cerimónia de tomada de posse dos governadores provinciais, que a população espera uma acção governativa que traga resultados concretos na melhoria progressiva das suas condições de vida.
Por: Brígida da Cruz Henrique/Moçambique
Dirigindo o evento, o Chefe do Estado referiu que “para o sucesso da vossa missão é importante aprofundar os conhecimentos sobre a província que vão dirigir , nos aspectos económicos, sociais, cul turais e políticos”, destacando que “ao assumir as funções de governador provincial, cada um de vós tem plena consciência da dimensão e da complexidade da missão que vos é atribuída”.
O Presidente da República apontou ser necessário encontrar, no saber multissecular de uso dos sistemas ndígenas do conhecimento, uma spiração para a solução local dos problemas enfrentados no terreno pois, segundo o dirigente, são sistemas de conhecimento que resultam da acumulação de experiências ao longo do tempo.
Formação, Instituições de ensino e Descentralização Segundo Nyusi, a existência de universidades e de instituições de ensino técnico-profissional, o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação tornam os cidadãos activos e atentos à actuação dos governantes e agentes do Estado nas províncias que irão dirigir .
“Assim, é necessário investir na formação e na capacitação dos vossos colaboradores, funcionários e agentes do Estado, para que se sintam motivados a assumirem o papel de facilitadores e dinamizadores do desenvolvimento.”
O dirigente máximo do país pelou aos governadores provinciais a serem um exemplo no cumprimento da Lei e na observância dos princípios da ética governativa, de integr idade, imparcialidade, humildade e honestidade na transmissão de confiança aos membros do governo provincial, administradores distritais, chefes dos postos administrativos e presidentes de localidade, como também a manterem um relações harmoniosas com os demais órgãos do Estado e outros actores públicos.
Instou os governadores a serem proactivos e arrojados na busca de parcerias, não ficando a espera de orientações superiores para a busca de soluções tendentes ao desenvolvimento da província.
Segundo o alto magistrado da nação,o governador deve ter iniciativas para tirar vantagens das oportunidades existentes, não só para resolver os problemas da província, mas também para atrair investidores, promover o empresariado local, de modo alargar as oportunidades de emprego para a juventude.
Em relação às vias de acesso, Filipe Nyusi afirmou que os governadores devem assegurar a comunicação entre os distritos, postos administrativos e localidades durante o ano.
“Dinamizem o aumento da produção e da produtividade, acompanhado de acções de educação das comunidades, para garantir a segurança alimentar e nutricional, bem como a criação de excedentes para a comercialização e aumento da renda das famílias”, salientou Nyusi, acrescentando ser necessário “redobrar esforços para o combate às doenças de notificação obrigatória, elevando a qualidade da prestação dos cuidados de saúde à população”.
O Chefe do Es tado apontou, igualmente, ser necessário garantir o acesso à água potável, saneamento do meio, habi tações resistentes às calamidades naturais, a expansão e melhoria da rede eléctrica e escolas para a melhoria da qualidade de vida.