Cresce sector agrícola em Inhambane
A província de Inhambane registou um crescimento médio anual de 6,1 por cento entre 2010 e 2013 na área da agricultura, com destaque para mandioca e hortícolas, que passaram de 8 toneladas, em 2010, para 10 toneladas, em 2013, e de 8 para 12 toneladas, no mesmo período, por hectare, respectivamente.
Por: Adilson Virgílio / GP-I´bane
Trata-se de dados divulgados na Reunião Anual de Planificação da Direcção Provincial de Agricultura, realizada no distrito de Inhassoro.
O encontro tinha como objectivo reflectir sobre os avanços da implementação das políticas e estratégias do sector agrário.
Ainda de acordo com os dados avançados na reunião apontam que as culturas de rendimento registaram crescimento significativo, com destaque para milho, com um crescimento de 0,9 toneladas por hectare, em 2010, para 1,1 toneladas em 2013. Para garantir o aumento da produção foram implantados mais de 50 sistemas de rega, cobrindo uma área de pouco mais de mil hectares estruturados, contra 564 hectare em 2010.
O sector adquiriu, igualmente, equipamento e instrumentos agrícolas como moto-cultivadoras, charruas e tractores, facto este que contribuiu para o crescimento da área de produção agrícola, de cerca de um milhão de toneladas, em 2010, para dois milhões de toneladas em 2013.
A aquisição de equipamento agrícola permitiu a orientação da agricultura de subsistência para um sistema virado para o mercado.
O relatório apresentado no encontro aponta os esforços feitos para o aumento de feiras agrárias, das quais tiraram benefício mais de 61 mil famílias camponesas e dinamizaram a comercialização da produção agrícola, gado e castanha de caju.
O sector da agricultura, em Inhambane, através da rede de extensão pública, composta por 160 extensionistas, assiste 280 associações agro-pecuárias; 45.325 produtores pela e 996 agricultores.
As associações de agricultores contribuem para a produção de alimentos, racionalização da mão-de-obra, melhoramento da comercialização agrícola e de gado, bem como no aumento da renda familiar .
A produção de carne registou aumento de 30 por cento, graças a programas de fomento pecuário, melhoramento do maneio sanitário e alimentar , assim como através dos “sete milhões” de meticais e investimento do sector privado.
Até ao terceiro trimestre deste ano, a província de Inhambane produziu 290 toneladas de carne bovina, 90 toneladas de carne suína, 43 toneladas de carne caprina e 499 toneladas de frango.
Intervindo no encontro, o director provincial da Agricultura, em Inhambane, José Varimelo, apontou ser importante que os agricultores que usam sistemas de rega tirem proveito destas infra-estruturas, de modo a que não dependam da chuva para produzir alimentos.
Por seu turno, o chefe dos Serviços Provinciais de Agricultura e porta-voz do encontro, Manuel Sahale, referiu que além do balanço do quinquénio, a reunião abordou questões que preocupam o sector agrário, tal como o amarelecimento letal no coqueiro, a mosca branca, aproveitamento dos sistemas de rega, produção de hortícolas, aprovisionamento de insumos, entre outros temas.
O encontro contou com a participação de chefes dos Serviços Provinciais, directores dos Serviços Distritais das Actividades Económicas, técnicos de Planificação do sector da Agricultura e parceiros de cooperação.