Inhambane espera 90 milhões de meticais da venda de castanha de caju
A província de Inhambane espera arrecadar mais de 90 milhões de meticais através da de mais de seis mil toneladas de castanha de caju pelos produtores locais. Os dados foram avançados pelo Chefe do Departamento de Economia no Instituto de Fomento do Caju (INCAJU), em Inhambane, Santos Frijone, na cerimónia de lançamento, semana finda, da campanha de comercialização da castanha de caju, na localidade de Zandamela, distrito de Quissico.
Por: Adilson Virgílio / GP-I´bane
O evento juntou intervenientes da cadeia de produção da castanha de caju, desde produtores, extensionistas, comerciantes e agentes económicos da província.
Na sua intervenção, Santos Frijone destacou que o processo de comercialização da castanha de caju está condicionado pela participação e compromet imento das partes envolvidas, tendo apelado os produtores a evitarem arrancar castanha imatura, a pautarem pela observância dos procedimentos pós-colheita recomendados, assim como a venderem o produto em associações ou em grupos para melhor negociarem o preço.
Aos comerciantes, Santos Frijone apelou igualmente para que paguem preços justos aos produtores, tendo em conta a qualidade da castanha e a dinâmica do mercado internacional, assim como recomendou que houvesse colaboração dos técnicos do INCAJU, no fornecimento de dados sobre a comercialização para permitir divulgação de informação estatística fiável.
Às autoridades administrativas locais, Firjone pediu para que licenciem e registem os comerciantes informais bem como a mobilizem a populaçãopara o combate às queimadas descontroladas, que têm vindo a destruir milhares de cajueiros, afectando drasticamente os níveis de produção da castanha de caju.
Por seu turno, o governador de Inhambane, Agostinho Trinta, referiu que a introdução de mudas de cajueiros provenientes de clones melhorados, altamente produtivos e tolerantes ao oídio, queima da folha e dos frutos no seio das comunidades produtoras do caju e a produção de semente policlonal constituem estratégias a seguir para a revitalização do subsector do caju a nível da província.
Agostinho Trinta indicou que os intervenientes da cadeia de produção do caju são chamados a contribuir na sensibilização dos produtores para o cultivo de amendoim, feijão e gergelim, de modo a garantir a sustentabilidade das famílias.
A campanha de comercialização da castanha de caju decorreu sob lema “Fortalecer o Agro-negócio do Caju, Comercializando Castanha de Qualidade” e serviu para expor , entre outros produtos, sumo de caju, castanha processada e derivados da mesma.