Trinta apela à celeridade na informatização do INSS
No quadro de uma visita à Direcção Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social em Inhambane, cujo objectivo era acompanhar o funcionamento do sector e áreas afins, o governador Agostinho Trinta, destacou a necessidade de celeridade no processso de modernização e informatização do Instituto Nacional de Social de Segurança (INSS) neste ponto do país.
Por: Adilson Virgílio / GP-I´bane
Na interação com os funcionários deste sector, o governador de Inhambane ficou a saber que a delegação do INSS nesta província está a realizar um trabalho para garantir celeridade ao processo de pensões.
Neste contexto, o dirigente apontou que a celeridade na tramitação do processo de pensões deve permitir que o pensionista receba o dinheiro em pouco tempo.
Trinta destacou que o INSS em Inhambane é composto,maioritariamente, por jovens, com energia e vontade de trabalhar , que o capazes de cumprir a missão que lhes é incumbida para o bem dos pensionistas. É muito bom quando chegamos numa instituição do Estado e encontramos muitos jovens, isso nos encoraja”.
O governante referiu ser necessário evitar acumular processos nas prateleiras, pois é possível armazenar os documentos no sistema digital, o que torna dinâmica a informação.
A delegada do INSS em Inhambane, Nura Faridade, explicou que a meta é digitalizar , até Novembro, o arquivo da instituição.
“Temos funcionários formados e preparados para fazer face a esta situação e nós não descansaremos antes de cumprir com a meta e os técnicos responsáveis pelo processo estão a trabalhar afincadamente”.
Segundo a delegada do INSS em Inhambane, ao longo do ano passado foram inscritos 463 contribuintes, 43 filiais, abrangendo a 4.794 beneficiários, totalizando 44.698 beneficiários inscritos pela instituição.
Para os casos de processamento e pagamento de prestações, em 2014, o INSS em Inhambane desembolsou, em prestações concedidas aos pensionistas ou famílias, pouco mais de 62 milhões de meticais, o que corresponde a 1.905 casos contra 46.914.274,74 meticais do ano passado, correspondendo a 1.758 casos , tendo se ver i f i cado um crescimento na ordem de 32,72% em valores e 8.36% em casos.
Nura Faridade afirmou que a meta este ano é inscrever pouco mais de 4 mil trabalhadores na segurança social, 1.457 pensionistas e 450 contribuintes.
O INSS em Inhambane possui duas delegações distritais, sendo uma na cidade de Inhambane e a outra na vila de Vilankulo, duas representações nos distritos de Zavala e Massinga, com 61 funcionários, dos quais, 20 mulheres.