Informação

Acidentes de viação preocupam PRM em Inhambane

Data: 11/04/2017
Acidentes de viação preocupam PRM em Inhambane

O número de acidentes de viação ocorridos a nível da província durante os onze meses de 2014 preocupam a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Inhambane.

Por: ICS/Boletim Informativo VUKANE, No 75, 2014

Segundo dados apresentados pelo chefe das Relações Públicas da Polícia de Trânsito no Comando Provincial, Paulito Vasco, em 2014 foram registados 197 casos de acidentes de viação que resultaram em 172 óbitos, 211 feridos graves, 190 feridos ligeiros, 108 danos materiais avultados e 52 danos matérias ligeiros  contra respectivamente 202, 187, 166, 158, 100 e 30 do igual período de 2013.

 De referir que dos 172 óbitos registados, 38 foram contra menores com idades entre 4 a 8 anos. Os distritos da Massinga, Maxixe e Zavala são os que mais casos registaram com 34; 27 e 26 casos respectivamente.

A PRM aponta como causa dos acidentes de viação o excesso de velocidade .

Assim, Paulito Vasco chama atenção aos pais e/ou encarregados de educação para acompanharem seus educandos de modo a evitar que os mesmos atravessem as estradas sem segurança.

Para traçar estratégias de redução de acidentes na província, o comando da PRM em Inhambane reuniu-se com alguns parceiros, entre eles as associações de transportadores rodoviários e escolas de condução, vistos que estes são também responsáveis pela regulação de trânsito nas estradas.

Vicente Maluene representante dos transportadores inter-provinciais assumiu a responsabilidade de mobilizar os seus associados para evitar o excesso de velocidade e respeitar as paragens, principalmente na quadra festiva, período de muita agitação nas rodovias.

 

Maluene chamou atenção também os vendedores para que pratiquem as suas actividades fora das estradas de modo a garantir boa circulação de veículos.