CIDE (centro de investigação e desenvolvimento em etnobotânica ) inaugura jardim etnobotânico em Massinga
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Etnobotânica (CIDE), procedeu a 07 de Janeiro de 2015, no município de Massinga, em Inhambane, a inauguração do Jardim Etnobotânico de Massinga em cerimónia a ser dirigida pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Louis Pelembe.
Por: ICS/Boletim Informativo VUKANE, No 75
Segundo o Comunicado de Imprensa do MCT enviado a nossa redacção um Jardim Etno-botânico é uma área delimitada num espaço urbano ou não, com o objectivo de contribuir para o conhecimento científico das espécies vegetais, mas, que deve ter em foco a reversão do conhecimento fornecido pelos informantes da região onde está inserido o jardim para o benefício da própria comunidade.
Ainda com o comunicado o objectivo de implantação de Jardins Etnobotânicos em todos os distritos do país é de dar importância e acrescentar valor ao uso de plantas nas suas diferentes formas alimentares, medicinais, aromáticas, oleaginosas, ornamentais, rituais e outras; ter e mostrar orgulho dos recursos vegetais locais.
Para além disso, permitir-se-á também a preservação, cultivo, propagação e uso de plantas medicinais em especial, pois, existe o risco de se perder o hábito do seu uso, uma vez que actualmente existem técnicas avançadas de produção industrial de medicamentos. Deste modo, poder se á contribuir para a disponibilidade de medicamentos naturais eficientes e de fácil acesso com base em recursos vegetais bem como melhorar a nutrição das populações principalmente das crianças e mulheres, contribuindo na prevenção de doenças e melhoramento da qualidade e longevidade da vida.
O comunicado que temos vindo a citar indica que o público-alvo da instalação de Jardins Etnobotânicos pelo país são os Professores de escolas secundárias e primárias a nível dos Distritos, Serviços económicos Distritais, autoridades comunitárias, associações de médicos tradicionais e outras associações locais.
Para se atingir estes objectivos propostos serão envolvidos os Conselhos Municipais dos Distritos, Governos distritais, autoridades e instituições locais, tais como Régulos, Praticantes de Medicina Tradicional, Centros Regionais e Delegações Provinciais de Ciência e Tecnologia, Direcção Nacional de Educação e, Direcções Provinciais e Serviços Distritais de Educação, Direcções Provinciais de Agricultura e Serviços Distritais de Actividades Económicas, Instituições de Ensino Superior e de Investigação.
Os Conselhos Municipais e Governos distritais constituirão as entidades responsáveis pela manutenção e conservação dos jardins.
A Etnobotânica foi identificada pelo Governo como uma disciplina multidisciplinar e de suma importância na economia moçambicana e para permitir o aproveitamento de recursos florísticos nacionais de forma racional promoveu, entre outros, o estabelecimento do CIDE.
O CIDE criado pelo Decreto do Conselho de Ministros no. 60/2008 de 30 de Dezembro, é uma instituição pública de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e produção com base em plantas. Dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa e científica, o CIDE é uma instituição de âmbito nacional e funciona sob tutela do Ministro da Ciência e Tecnologia.