Agostinho Trinta pede colaboração de todos na busca de soluções
A província de Inhambane testemunhou a cerimônia de transmissão de poderes ao governador Agostinho Trinta. O evento serviu para o dirigente pedir aos seus colaboradores, bem como à população em geral para que, em conjunto, busquem soluções paradesenvolver aquele ponto do país.
Por: Adilson Virgílio
Na sua intervenção, Trinta referiu que a província está a conhecer uma nova etapa de governação, daí que há necessidade de “cada um de nós contribuir com o seu conhecimento e saber para que Inhambane continue a desenvolver”.
O governante destacou que a missão do seu executivo é manter abertura, para que os investidores encontrem, na província, um ambiente favorável para desenvolver os seus projectos.
Agostinho Trinta apontou que as críticas construtivas são bem-vindas na sua governação e serão acolhidas pois “é através da crítica que se sabe o desempenho de cada um”.
O governador de Inhambane manifestou a sua disponibilidade para valorizar as ideias de cada cidadão, assim como valorizar os recursos de este ponto do país dispõe, tendo destacado que o bem-estar e o saber fazer são garantidos através do ensino técnico-profissional, daí que, segundo o dirigente, constitui desafio da sua governação, a construção de escolas técnico-profissionais nos distritos, para dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitirão saber-fazer .
Adiante, o chefe do executivo frisou que “os passos devem ser acelerados para um Inhambane cada vez desenvolvido, apontando, como prioridade, a formação dos funcionários a todos níveis, razão pela qual, serão formados médicos a nível da província, através da implantação de uma Faculdade de Medicina pela Universidade Pedagógica, na região de Mutamba, no Município da Maxixe e, num futuro próximo, será implantado um Instituto Superior de Aquacultura, no distrito de Zavala.
No seu discurso, Adelaide Amurane, Ministra na Presidência para os Assuntos da Casa Civil e mandatária do Presidente da República para orientar as cerimónias de transmissão de poderes, reconduzido Agostinho trinta a mais um mandato, referiu que a sábia direcção e a maneira como o dirigente conduziu os destinos da província nos últimos 5 anos, na execução do Plano Quinquenal do Governo di taram para a sua recondução como governador .
Adelaide Amurane destacou que o Governo vai incidir os seus esforços na implementação de acções para o desenvolvimento do país, alicerçados em valores como a unidade nacional, a paz, democracia, combate cerrado à corrupção, o reforço da soberania nacional e a cooperação internacional.
A Ministra frisou que os objectivos são a materialização dos compromissos que foram assumidos no manifesto eleitoral e, segundo ela, o Presidente da República demonstrou isso na sua intervenção durante a cerimónia de tomada de posse, em que lançou desafios aos titulares de cargos governamentais, o que na prática significa assumir liderança na materialização dos objectivos da nação, colocando sempre acima dos outros os superiores interesses do povo.
Adelaide Amurane afirmou que com o trabalhado de cada um dos membros do Governo, haverá sempre a certeza notória de que irá se vencer os desafios lançados.
Ministra na Presidência para os Assuntos da Casa Civil pediu o envolvimento de todos no desenvolvimento da província, tendo recomendado para que se aglutine todas ideias e, ao governador , que procure ouvir todas as sensibilidades, para o alcance do bem-estar de Inhambane.
Agostinho Trinta tem 50 anos, casado e formado em Gestão Autárquica Local em Coimbra, Portugal. É licenciado em Ciências Políticas e Gestão Pública pela Universidade Pedagógica. Tem experiência como funcionário e agente do Estado e já foi administrador dos distritos de Eráti, Murrupula e Mugovolas, foi primeiro secretário provincial da Frelimo durante 5 anos em Nampula e governador de Inhambane nos últimos 5 anos.