Residentes de Morrumbene saúdam criação de Universidade em Cambine
O Governo aprovou recentemente um Decreto que autoriza a Igreja Metodista Unida de Moçambique a criar a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UNUM), com a sede na localidade de Cambine, distrito de Morrumbene, província de Inhambane.
Por : Adilson Virgílio /GP’Ibane (JG - 16/07/2014)
A UNUM visa contribuir para a educação e formação dos cidadãos, reforçando a actual capacidade do ensino superior público e privado, onde serão ministrados cursos de licenciatura, pós-graduação e especialização, podendo ter delegações em todo território nacional.
No âmbito da aprovação do referido Decreto, o 'Jornal Moçambique' entrevistou alguns residentes de Morrumbene, que manifestaram a sua satisfação na sequência da autorização à Metodista Unida para abrir aquela instituição de ensino superior .
Suzana Artur , da vila-sede do distrito explicou que a universidade surge numa boa altura pois "saímos daqui para frequentar cursos de licenciatura na cidade da Maxixe, Inhambane, Massinga ou mesmo em Vilankulo.
Agora poderemos estudar na nossa aldeia".
A entrevistada apontou a necessidade de cursos que vão de acordo com a realidade da região, como é o caso de cursos de medicina e agronomia.
Cardoso Andele, residente em Morrumbene e docente da disciplina de filosofia na Escola Secundária de Cambine saudou a iniciativa da Igreja Metodista Unida em Moçambique pelo esforço abrir universidade naquela província.
Apontou que Cambine precisava desse estabelecimento de ensino, pois actualmente os alunos terminam o ensino secundário e ficam no distrito porque os encarregados de educação não têm condições para mandar os filhos para outros distritos.
Num outro desenvolvimento, Cardoso Andela falou das vantagens que a universidade vai trazer à comunidade de Cambine, tendo destacado que" o facto de a instituição ser implantada na sede da localidade vai reduzir as desigualdades sociais, na medida em que temos jovens no distrito, com a 12ª classe feita, que não podiam frequentar o ensino superior por falta de condições financeiras para sair do distrito".
A fonte explicou igualmente que a universidade da Igreja Metodista Unida vai reforçar a unidade nacional pois além de servir o povo de Morrumbene, abrirá também espaço para estudantes provenientes de outros pontos de Moçambique, dependendo dos cursos que serão ministrados na instituição".
Odélio Dino, residente na vila-sede, afirmou que a universidade vai fazer diferença pois vai impulsionar o desenvolvimento local.
Cambine situa-se a cerca de 14 quilómetros da vila-sede do distrito de Morrumbene.
Foi em Cambine onde o arquitecto da Unidade Nacional, Eduardo Mondlane, estudou o cultivo de culturas de sequeiro desde Outubro de 1939, tendo permanecido até Junho de 1942.
Aquela localidade possui cinco escolas secundárias gerais, cujos alunos poderão ser os futuros estudantes da UNUM.