
Locais Históricos de Inhambane

-
Sobre
Cine Teatro Tofo está localizado em Inhambane (cidade). Cine Teatro Tofo está funcionando como Cinemas. O endereço do(a) Cine Teatro Tofo é 116 R Oua. Provincia de inhambane.
-
História
A povoação foi fundada por mercadores swahili, tendo sido visitada pelo navegador português Vasco da Gama em 1498.
Embora os Portugueses tenham construído uma feitoria fortificada em 1546, o processo de colonização permanente apenas foi iniciado em 1731. Posteriormente, em 1763 a povoação recebeu o estatuto de vila e sede de concelho. Nesse período sofreu ataques de Neerlandeses e Franceses, tendo se destacado o saque de 1796 por piratas Franceses baseados na Ilha da Reunião.
-
Xiphefo (Recente Biblioteca da Cidade de Inhambane)
Xiphefo, Caderno Literário foi uma revista literária moçambicana, fundada em 1987.
Foi lançada em Inhambane, um ano após o fim da revista Charrua, também de Moçambique. Seus fundadores, os poetas Momed Kadir e Adriano Alcântara, logo passaram a ter a companhia de Francisco Muñoz, Danilo Parbato, Artur Minzo e Guita Jr., todos representantes da poesia moçambicana da geração da década de 1990.
-
As máscaras e exaltação da cultura moçambicana serviram como forma de lançar um apelo ao resgate de valores culturais tradicionais ofuscados pela modernidade e globalização durante o fim-de-semana carnavalesco na cidade de Inhambane