Através do fundo de apoio a iniciativas juvenis Inhambane financia 56 projectos
O Governo de Inhambane financiou, no ano passado, 56 projectos, no valor de 1.684 milhões de meticais, através do Fundo de Apoio a Iniciativas Juvenis, apontou o director provincial da Juventude e Desportos, Quirino Gulube, à margem do I Conselho Coordenador daquela direcção, realizado semana passada na vila da Massinga.
Por: Adilson Virgilio/Gov-I’bane
No encontro, o director provincial da Juventude e Desportos explicou que o financiamento àqueles projectos abrangeu 630 jovens.
Quirino Gulube apontou, por outro lado, que além daquela iniciativa, em 2013, o governo provincial de Inhambane, financiou, através do Fundo de Desenvolvimento Distrital projectos de mais de mil jovens dos distritos, apoio que contribuiu para a criação de emprego, auto-emprego e geração de renda.
No que diz respeito ao associativismo juvenil, a fonte explicou a província registou 183 associações, envolvendo 90 mil jovens.
Não só criámos associações, mas também fizemos acompanhamento dos nossos jovens, porque em parceria com Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional oferecemos cursos de gestão de pequenos negócios, corte e costura, serralharia, construção civil e informática, dos quais beneficiaram mais de 8 mil jovens, detalhou Gulube.
A fonte afirmou, por outro lado, que para massificar a prática desportiva, o governo provincial, através da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, tem apoiado financeiramente o desporto de alta competição recorrendo à assinatura de contratos-programa com os clubes e o movimento associativo desportivo.
O governo provincial vai apoiar , no presente ano, as equipas que irão representar Inhambane na fase regional-sul de apuramento ao Moçambola-2015.
De acordo com Quirino Gulube, o governo vai alocar cerca de 200.000,00Mt para garantir a participação condigna das equipas na fase de apuramento.
Quirino Gulube explicou que em 2012, o governo, através da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, apoiou o Vilankulo Futebol Clube, que participava na maior prova de futebol de Moçambique, com um montante de 1.200.000,00Mt e, em 2013 com 800.000,00Mt.
O dirigente acrescentou que em 2013 o governo de Inhambane disponibilizou 94.000,00Mt para apoiar dois clubes participaram no apuramento ao Moçambola 2014.
O director da Juventude e Desportos afirmou que o impacto da pronta intervenção do governo provincial no apoio aos clubes, permitiu elevar, no presente ano, o número de equipas envolvidas no campeonato doméstico de 7 para 10.
Num outro desenvolvimento, o dirigente apontou que Inhambane realizou campeonatos provinciais das modalidades de basquetebol, voleibol, tae-kon-dou, box, ginástica e vela, acrescentando que a província tem sido solicitada a participar nos campeonatos nacionais de atletismo, tendo já conquistado 6 medalhas de ouro, 7 de prata e 5 de bronze.
O I Conselho Coordenador da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, decorreu sob o lema “Jovens e Desportistas engajados na preservação da Paz e Unidade Nacional”, e fez balanço das actividades realizadas no âmbito da implementação do Plano Económico e Social 2013-2014 e avaliou o Plano Quinquenal do Governo 2010-2014.