Festival de Tofo supera expectativas
Luz, cor, animação, som e vibração marcaram a décima edição do Festival de Tofo, na província de Inhambane, que, na verdade realizou-se na Praia da Barra, local que permite albergar mais convidados dado o espaço que oferece. Perante exposições de obras de arte, gastronomia, mergulho e outras actividades este ponto do país parou para testemunhar a presença de artistas que, de vozes afinadas deram o seu máximo naquele momento cultural.
Por: Adilson Virgílio
O público que participou do Festival do tofo considera que o evento respondeu às expectativas em vários aspectos. Do lazer ao ensinamento, ajudou a elucidar a população a não optar pela prática dos casamentos prematuros, através de palestras realizadas no local do evento. Os que se fizeram ao evento pela primeira vez conseguiram, através da exposição fotográfica patente, ter conhecimento das anteriores nove edições.
A música foi um dos pontos marcantes do festival. No palco desfilaram artistas de diversas gerações, desde bandas até playback”, de múltiplos ritmos e estilos, de variados pontos do país. Só para citar , alguns, a Timbila de Zavala, a banda da Casa da Cultura de Inhambane, os Masocha, os Valongo, da Real, Team Sabawana exibiram seus dotes. Roberto Isaías, Juliana de Sousa e Xidiminguana vibraram fizeram vibrar os espectadores.
Destacou-se, igualmente, a banda Kakana, cuja vocalista, Yolanda, contou com o público na interpretação das músicas.
Yolanda não espera a reacção do público
Em entrevista ao 'Jornal Moçambique', Yolanda Chicane, também conhecida por Yolanda Kakana, referiu ter se tratado da primeira vez que participava do Festival do Tofo. A cantora apontou que não esperava a reacção de um público maravilhoso e acolhedor . “Nunca pensei que as pessoas podiam vibrar com as músicas da banda do primeiro ao último minuto” Yolanda afirmou que o Festival do Tofo constitui um presente do fim de ano para ela, numa altura em que festeja 10 anos de carreira.
Governo faz balanço positivo do evento
Governo provincial de Inhambane e os organizadores do evento não esconderam a sua satisfação pela forma como o público aderiu ao festival, tendo em conta que dados preliminares indicavam que participariam do evento mais de 65 mil pessoas, provenientes da cidade de Inhambane, dos distritos da província, e de outros pontos do país e do mundo.
A administradora distrital, Elsa Tomo, referiu que o sucesso do festival deve-se ao desempenho dos envolvidos, a dos níveis, tendo destacado que adesão do público superou as expectativas.
A administradora saudou a todos, que desde o princípio da organização do festival se empenharam para que o evento fosse um sucesso, desde os patrocinadores, a imprensa, a segurança de todas especialidades, os músicos e as bandas que aderiram ao chamamento, o público em geral, assim como os promotores, pois, segundo a governante, sem a entrega de todos, o festival não teria sido um sucesso.
Por seu turno, o governador de Inhambane, Agostinho Trinta, destacou que os objectivos da organização do Festival de Tofo foram atingidos, tendo apontado a adesão de turistas nacionais e internacionais à Praia da Barra.
Agostinho Trinta afirmou que o Festival de Tofo permite intercâmbio cultural entre os povos, promoção do turismo a nível provincial e além fronteiras.
A décima edição do Festival de Tofo, Segundo o governador de Inhambane, “alegra-nos ainda pois o balanço preliminar mostra que não houve casos de afogamento, apesar da enchente registada”.