INHAMBANE REALIZOU A VII MOSTRA PROVINCIAL DA CIENCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO LOCAL
A província de Inhambane realizou na manhã desta sexta feira (17), na vila da Massinga a VII mostra província de ciência, tecnologia, inovação e conhecimento local, sob o lema “Promover uma maior contribuição da inovação no processo de desenvolvimento socio-económico do País e alívio à pobreza".
A abertura do evento foi orientada pelo Governador da província de Inhambane Daniel Chapo. O governante saudou o evento e salientou que a presença e participação de todos testemunham a importância que todos dão ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e Conhecimento Local, enquanto elemento dinamizador de geração de riqueza para o País.
Daniel Chapo, referiu ainda que a VII Mostra visa estimular a socialização de trabalhos realizados por expositores, criar oportunidades de apresentar para o público visitante exposições científicas e inovações tecnológicas, utilizar recursos e materiais localmente existentes para o desenvolvimento das comunidades, criar um espaço de maior interacção entre investigadores, expositores, inovadores, empresas e com o público em geral, promover o interesse pela investigação científica e inovação no seio das comunidades, divulgar a tecnologia usada pelas empresas nacionais e o conhecimento local.
De acordo com Daniel Chapo, a realização deste evento em Inhambane tem lugar num momento em que todos lutam pelo progresso da Paz em Moçambique, a desmilitarização das forças da Renamo e reintegração nas FADM.
"Travamos uma luta sem tréguas contra a pobreza que afecta grande parte da população, sendo por isso uma oportunidade para reafirmarmos a importância da ciência, tecnologia e inovação como instrumento de suporte para a busca de soluções aos problemas que enfrentamos na nossa vida quotidiana e para os nossos programas de desenvolvimento", disse Daniel Chapo.
Num outro desenvolvimento, o chefe do executivo de Inhambane referiu que a Província é bastante rica em recursos naturais diversos, desde os solos férteis, recursos minerais, marinhos, faunísticos, turísticos e florestais entre outros. Porém, a posse apenas destes recursos naturais não é suficiente para o seu devido aproveitamento e gestão, dai que é importante que a sociedade tenha um conhecimento profundo sobre estes recursos, formas de seu aproveitamento e gestão sustentável de modo que estes sejam transformados em riqueza. Aqui a ciência, tecnologia, inovação e conhecimento local jogam um papel importante.