Inhambane acolhe Encontro de Avaliação da Insegurança Alimentar
Cidade de Inhambane acolhe de 28 de Maio a 01 de Junho um encontro para avaliação da situação da Insegurança Alimentar Aguda, de 27 distritos das Províncias de Tete, Sofala, Gaza e Inhambane. Este encontro, é resultado do trabalho de levantamento de dados de campo decorrido de 12 de Abril a 03 de Maio do corrente ano.
Na cerimónia de abertura, a Directora Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Inhambane, Filomena Maiopue, disse que a disponibilidade de informação da situação de segurança alimentar é de extrema importância para o Governo, parceiros e a sociedade no geral, pois permite a tomada de decisões atempadas e intervenções para reduzir o impacto da Insegurança Alimentar Aguda.
Referiu ainda que, não basta só a disponibilização da informação, mas também torna-se necessário que nos adaptemos a estes fenómenos desenhando estratégias de produção agrária para fazer face a estes desafios (culturas resistentes a pragas e doenças, aproveitamento dos rios, lagoas, construção de furos de água multi-uso, produção em estufas, entre outros.
Refira-se que, os distritos selecionados, durante o período em análise sofreram algum tipo de choques, como a escassez e irregularidade da queda de precipitação, ataque das culturas por pragas e doenças, inundações e outros, afectando de alguma forma a Segurança Alimentar e Nutricional das populações.
Na Província de Inhambane, a avaliação abrange os distritos de Panda, Funhalouro, Mabote, Zavala, Govuro e Homoine.