Isaura Nyusi na certificação de maternidades-modelo em Inhambane
A Primeira-dama da Repúbl ica,Isaura Nyusi, participou, recentemente, no reconhecimento e acreditação das maternidades de Quissico e Vilankulo, na província de Inhambane, como unidades-modelo no atendimento e prestação de cuidados médicos à população.
Intervindo no acto da certificação, a esposa do Presidente da República apontou que garantir assistência sanitária de qualidade à mulher e à criança não advém apenas da melhoria da qualidade técnica e prof issional dos hospi tais, mas também da forma como o pessoal do sector da saúde se relaciona com a comunidade.
Isaura Nyusi expl icou que uma maternidade-modelo é aquela que alcança a excelência, tanto nos cuidados técnicos, como também na forma humanizada de tratar os pacientes.
Na sua alocução, ela encorajou os profissionais dos Hospitais de Quissico e de Vilankulo a continuarem a trabalhar no sentido de garantir um atendimento humanizado à mulher e à criança, em particular , bem como aos pacientes, em geral.
Num outro desenvolvimento, Isaura Nyusi pediu aos profissionais da saúde a prestarem atenção à mulher e à criança, tendo reiterado a necessidadedestes oferecerem as melhores opções de tratamento disponíveis e que envol vam a famí l ia e a comunidade na resolução de assuntos ligados às duas camadas sociais.
Segundo a esposa do Presidente da República, como forma de honrar os esforços do Governo na área da saúde, as mulheres grávidas devem fazer consul tas pré-natais e realizarem os partos nas Maternidade - Modelo recém-certificados, pois, segundo ela, deste modo estariam a garantir que cada mulher tenha conhecimento da situação da sua gravidez, como será o parto, e que os cuidados deve ter em conta, para evitar riscos.
Na sua intervenção, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, referiu que no Hospital de Quissico, a iniciativa de maternidade-modelo iniciou em 2013 e, em Vilankulo, em 2012, e que durante esses anos, os profissionais do sector nesses locais ofereceram um atendimento humanizado, respeitoso e de qualidade às mulheres.
A Ministra da Saúde fez saber que esta iniciativa é um processo transformativo das maternidades em centros de assistência de qualidade e humanizada para as mulheres, mães, bebés e suas famílias.
Segundo a dirigente, o sucesso da iniciativa pressupõe, não só a existência de uma equipa de saúde local comprometida com a prestação de serviços de qualidade e humanizados, mas também a disponibilidade de uma equipa multidisciplinar, honesta e responsável, capaz de assegurar a realização de avaliações internas, assim como ident i f icar er ros e encontrar respectivas soluções com a colaboração da comunidade, para melhorar o seu desempenho.
Nazi ra Abdula destacou que a comunidade e os trabalhadores do área da saúde em Quissico e em Vilankulo tiveram discernimento, coragem e inteligência para o alcance deste feito.
“Foi essa postura e o acreditar que pedra-a-pedra se pode construir e consolidar um serviço de maternidade capaz de ser modelo na forma de atender , acolher , cuidar e acompanhar a população, que foi determinante para o sucesso”, apontou a governante.
O Ministério da Saúde (MISAU) iniciou, 2008,a implementação de Enfermarias-Modelo, uma estratégia que visa humanizar e melhorar a assistência aos pacientes, bem como contribuir para a formação de profissionais da saúde.
Além de melhorar a assistência aos doentes, as Enfermarias-Modelo tem como base para a sua criação, o desenvolvimento de boas práticas nas unidades de internamento, não só pelos médicos e enfermeiros, mas também pelos trabalhadores em geral.
O governador de Inhambane, Agost inho Trinta, que também presenciou a cerimónia, frisou que testemunhar aquele evento importante na prestação de cuidados a nível da província, signicava ter o compromisso de transmitir e implementar o atendimento à população com qualidade e humanismo, privilegiando assistência personalizada às mulheres grávidas.
“Sentimo-nos orgulhosos por sermos a primeira provincial do país com dois hospitais com Enfermarias-Modelo acreditadas nas áreas de maternidade e pediatria; o nosso compromisso é cont inuarmos a melhorar e a conquistar mais enfermarias-modelo a nível de Inhambane”, destacou Trinta.
Por seu turno, Alexander Dickie, diretor da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), parceiro nesta iniciativa, afirmou que a melhoria do estado de saúde dos moçambicanos, com incidência na saúde da mulher e da criança, constitui uma prioridade não só do governo moçambicano, mas também para os Estados Unidos da América.
As Maternidades e Enfermarias-modelo são iniciativas do MISAU, que contam com financiado pelo governo americano, através da USAID e dos Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).
As iniciativas são implementadas desde 2009, com o objectivo de promover um atendimento respeitoso e baseado em evidência científica para garantir um parto seguro e humanizado, prevenir a transmissão de infecções hospitalares, incluindo HIV/SIDA e a Tuberculose, bem como erros no atendimento, para melhorar a qualidade no atendimento hospitalar .