MAIS DE CEM EXPOSITORES PARTICIPARAM DA FEIRA ECONOMICA PROVINCIAL DE INHAMBANE
Mais de Cem expositores participaram na manhã desta Sexta-feira na Vila da Massinga da Segunda Feira Económica Provincial, expondo as potencialidades e oportunidades de investimentos da província de Inhambane, com destaque para produtos agrícolas, minérios diversos, pescado, cultura e turismo, ciência tecnologia e conhecimento local entre outros serviços.
A feira económica provincial é realizada para aferir o nível de preparação para a participação desta província na 54ª Edição da Feira Internacional de Maputo - FACIM 2018, a ter lugar de 27 de Agosto a 02 de Setembro corrente no centro de feiras e exposições, em Ribalta no distrito de Marracuene, na província de Maputo.
O Governador da Província de Inhambane Daniel Chapo, disse na ocasião que o momento serviu para garantir a divulgação das potencialidades e oportunidades de investimentos na província, assim como aferir o pontoe situação quanto a preparação da província a FACIM, e por outro lado, promover a comercialização agrícola, pecuária e pesqueira de modo a contribuir para o desenvolvimento sócio-económico desta parcela do país.
Segundo Daniel Chapo, em 2017 na província de Inhambane foram comercializadas um total de 1.244.530 toneladas de produtos diversos, o que corresponde a 98.5 por cento da realização, e um crescimento na ordem de 8.3 porcento em relação a 2016.
“Para a presente campanhã de comercialização prevemos comercializar 1.316.288 toneladas de produtos diversos, com um crescimento de 5.8 por cento em relação ao realizado em 2017, influenciado pelo coco e mandioca, registando maior peso especifico sobre a comercialização”, disse Daniel Chapo.
A margem da realização da segunda feira económica provincial, para além do lançamento da campanha de comercialização agrícola, foi marcada pelo encerramento da semana comemorativa do 38º ano da SADC na província de Inhambane e da realização da sétima mostra provincial de ciência e tecnologia.