Mais de 60 Expositores participaram na I Edição da Feira Económica Provincial na Cidade de Maxixe
Trata-se da I Edição da Feira Económica Provincial promovida pelo Governo da Provincial através da Direcção Províncial da Indústria e Comércio com a finalidade de preparar a participação da Província na 53ª edição da Feira Internacional de Maputo-FACIM.
Esta Feira Economica Provincial realizou-se na Cidade da Maxixe e foi Presidida por Sua. Excia o Governador da Província de Inhambane. Estiveram presentes pouco mais 60 expositores provenientes dos catorze (14) distritos da Província.
A realização desta Feira tinha como objectivos os seguintes:
- Aferir o ponto de situação quanto a preparação da Província para a participação na 53ª Edição da FACIM-2017, incluindo a selecção de expositores e os respectivos produtos;
- Divulgar as potencialidades e oportunidades de Investimento da Província;
- Garantir a contínua interacção entre as Pequenas e Médias Empresas-PME’s e o público em geral;
- Consolidar os laços de amizade e cooperação com o sector privado da província; e
- Expandir o mercado para a disponibilização de produtos produzidos, com base em recursos explorados localmente;
No local, houve a divulgação das potencialidades e oportunidades de investimento, com enfoque para Agricultura, Pecuária, Cultura e Turismo, Ciência e Tecnologia, Comércio, Mineração, entre outros.
O espaço igualmente serviu para divulgar e promover o intercâmbio entre vários produtores e o público presente, houve oportunidades de ter o mercado para a colocação dos produtos agrícolas e processados e houve troca de experiências entre os diversos expositores que participaram na Feira, tendo estes ficados motivados para abraçar a iniciativa do Governo no que se refere ao aumento da produção e produtividade com vista a redução da importação de produtos frescos com destaque para hortícolas.
O Governador de Inhambane, Daniel Francisco Chapo disse, deste modo, se garante a dieta alimentar e nutricional das comunidades.
Num outro desenvolvimento, Daniel Chapo acrescentou, enaltecendo o papel de cada expositor no desenvolvimento da Província.
"A presença massiva de expositores, dos mais diversos ramos, nesta Feira, é um testemunho da importância deste evento como um poderoso mecanismo de gerar novos e promissores negócios", acrescentou Daniel Chapo.
De acordo com o Governador, cada um dos expositores que participou da feira, deve descobrir mais um negócio, mais uma nova forma de produzir ou de prestar serviços.
"A ser assim, brevemente estaremos a falar de resultados tangíveis e vantagens comparativas, no crescimento de negócios", terminou o Governador.