Mulheres aderem aos cursos do INEFP em Inhambane
O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), Delegação de Inhambane regista adesão de candidatos do sexo feminino aos cursos ministrados, virados para o emprego e auto-emprego.
Por Elisete Muiambo/ Moçambique
Em Novembro, a província de Inhambane formou 376 candidatas, contra 293 homens , que se candidataram aos cursos realizados no mesmo período, num universo de 6669 cidadãos que beneficiaram de acções de formação profissionalizantes promovidas pelo INEFP e outros operadores da área, sobretudo os do sector privado.
Agências e centros de formação profissional deste último sector foram responsáveis pela formação de 448 candidatos, distribuídos pelos distritos da província.
As formações decorreram tanto no âmbito da implementação da Estratégia do Emprego e Formação Profissional, aprovado pelo Governo, em Março de 2006, bem como através de iniciativas económicas e associativas locais, que culminaram com a providência de empregos e auto-empregos aos candidatos formados.
Os ramos de comércio a grosso e de imobiliária destacaram-se na providência de vagas durante o mês passado, sendo a cidade de Inhambane a que absorveu mais candidatos, ao totalizar 58, seguida de Vilankulo com 33 e Maxixe com 15.