Vilankulo gradua técnicos profissionais
O Centro de Formação Profissional de Vilankulo, criado pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), na província de Inhambane, graduou, semana finda, 62 técnicos profissionais.
Por: Adilson Virgílio / GP-I´bane
Trata-se da oitava graduação realizada por aquele centro de formação, desde a sua criação, em Maio de 2010.
Os técnicos são formados em construção civil, nas especialidades de pedreiro, canalização, carpintaria, cerâmica, informática, electricidade, serralharia, entre outras áreas.
O centro já graduou, desde a sua criação até então, 464 jovens, dos quais 80 mulheres das comunidades daquele distrito e outros de zonas vizinhas como Mabote e Inhassoro.
Segundo o director do Centro, Angelo Xerinda, os graduados iniciaram os cursos em Janeiro deste ano e tiveram aulas teóricas e práticas, pois o objectivo da instituição é profissionalizar jovens que devem constituir mão-de-obra qualificada para contribuir para o desenvolvimento do distrito e da província, em geral.
Na sua mensagem, os graduados saudaram a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e o Governo por privilegiarem os cursos profissionais, e afirmaram ter cumprido a sua missão rumo ao desenvolvimentodo país.
Por sua vez, Arnaldo Lopes, membro do Conselho de Administração da FDC, que falava em representação da Presidente da Fundação, alertou os graduados que a graduação não é o fim do percurso, mas sim o começo de mais uma etapa, na qual os jovens devem aplicar os conhecimentos adquiridos na formação.
Vocês aprenderam somente uma semente no processo do vosso trabalho, cabe a cada um de vós investigar mais para o desenvolvimento da vossa vida e dos vossos familiares, disse Lopes.
Além de diploma, os graduados receberam equipamento que lhes vai permitir iniciar actividades e garantir o auto-sustento.