Inaugurado o Escritório da Sede da Associação dos Salineiros em Govuro.

Data: 30/09/2020
Inaugurado o Escritório da Sede da Associação dos Salineiros em Govuro.

A Associação dos Produtores e Comerciantes de Sal – APROCOSAL, conta a partir desta sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, com seu escritório em Govuro, Província de Inhambane.

O acto orientado pela Maria do Céu Bambo Sumburane Cumbana, Administradora do Distrito de Govuro, foi testemunhado pelo Director Provincial de Industria e Comercio, em representação do Governo da Província e representantes da GAIN e CTA.

Maria do Céu, disse que o Distrito está mais fortalecido, pois a associação permitirá a busca de soluções para o melhoramento da capacidade dos produtores de sal, desde a produção até ao consumidor final. 

 APROCOSAL abarca todas Províncias da região sul incluindo a Província de Sofala no centro do Pais.

O apoio vem da organização não-governamental GAIN, Segundo a representante, a iodização do sal, constitui um dos objectivos fundamentais da organização, com vista a garantia nutricional das pessoas, sobre tudo as mais desfavorecidas. E ainda o desejo da GAIN comprometer- se a apoiar a associação para crescente produção de sal e ultrapassar algumas dificuldades dos salineiros. Acrescentou Saskia Cava.

Cava, disse que esforços estão sendo envidados para a criação de uma associação nacional, onde vão se juntar as duas associações regionais e aos demais salineiros que provavelmente não estejam nestas duas já existentes.

Por sua vez, João Checanhanza, Director do pelouro da indústria e comércio na Província de Inhambane, desafiou aos produtores de sal a explorarem vários mercados, entre nacionais, regionais e internacionais para colocação do seu produto.

Govuro conta com trinta e quatro pequenas indústrias salineiras inscritas e empregam pouco mais de dez mil trabalhadores, sendo que no Pais foram inscritos quatrocentas salinas.