Nova linha de energia Chibabava – Temane pronta até Agosto de 2021
O ministro de Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, na manhã desta quinta- feira 17/09/2020, na Localidade de Pande, Distrito de Govuro, fez o lançamento da linha de transporte de energia eléctrica que liga Casa Nova em Chibabava na Província de Sofala à Temane Distrito de Inhassoro em Província de Inhambane, que o projecto vai beneficiar os distritos de Mabote, Vilankulo, Inhassoro e Govuro, bem como Machanga em Sofala.
Serão aplicados no projecto 35 milhões de dólares americanos financiados pelo governo da Suécia, para a construção de 240 quilómetros de linha de alta tensão desde Chibabava em Sofala até Temane em Inhassoro.
O pacote inclui ainda a construção de 3 subestações, uma de 16 megawatts na Casa Nova em Chibabava, outra em Temane de 40 megawatts e a última de 20 megawatts em Vilanculo, para além de 174 quilómetros de linha de expansão de média tensão, 88 quilómetros de baixa tensão e a instalação de 79 Postos de Transformação nos bairros periféricos
No final a nova linha vai permitir a ligação de mais de 7 mil novos clientes, nos 4 distritos de Inhambane e Machanga em Sofala.
As obras foram adjudicadas a 3 empresas, sendo uma indiana que tem a missão de construir os 240 quilómetros de linha, uma chinesa que deve construir as 3 subestações, uma em Chibabava, outra em Inhassoro e a última em Vilankulo. A construção das linhas de expansão da rede está sob responsabilidade de uma empresa portuguesa cuja execução das obras está acima de 50%.