Regadio de Chimunda pronto para produzir comida

Data: 26/11/2017
 Regadio de Chimunda pronto para produzir comida

Após dois de construção, as obras do regadio de Chimunda, localizado no Distrito de Govuro, norte da Província de Inhambane, numa área de 1.000 hectares, foram concluídas entregues pelo empreiteiro em Dezembro de 2015 ao Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA).

O objectivo do projecto é aproveitar os recursos hídricos do vale do rio Save para reduzir o efeito da seca que ciclicamente afecta a região norte da Província de Inhambane. Por outro lado, pretende-se transformar a agricultura de subsistência numa agricultura comercial, desenvolver um sector familiar auto-suficiente que contribua com excedentes para o mercado e promover o sector empresarial que participe no desenvolvimento rural e redução dos níveis de pobreza.

O pacote de apoio do FDA aos agricultores consiste na alocação de oito tractores de 80 cavalos e respectivos implementos, uma niveladora e uma camioneta para escoamento da produção agrícola, bem como, uma linha de crédito para apoiar os agricultores integrados no regadio Chimunda.
O projecto prevê incrementar a produção e a produtividade agrícola, passando das actuais 2.906.8 toneladas para 18.920 toneladas das culturas de arroz, milho, feijões, mapira, cebola, tomate e batata-reno, reduzindo os índices da insegurança alimenta