Breve Caracterização do Distrito
Localização, Superfície e População
O distrito de Inhassoro está situado na região norte da província de Inhambane, limitando-se a Norte com o distrito de Govuro, a Sul com os distritos de Vilankulo e Funhalouro, a Oeste com o distrito de Massinga e a Este com o Oceano Índico.
Este distrito de possui uma superfície de 4.758 km2 na parte continental e 35,5 Km² na parte insular, que compreende as Ilhas de Bazaruto e Santa Carolina.
A superfície do distrito é de 4.516 km2 e a sua população está estimada em 56 mil habitantes à data de 1/7/2012. Com uma densidade populacional aproximada de 11,7 hab/km2, prevê-se que o distrito em 2020 venha a atingir os 70 mil habitantes.
Estrutura etária e por sexo
A estrutura etária do distrito reflecte uma relação de dependência económica de 1:1.1, isto é, por cada 10 crianças ou anciões existem 11 pessoas em idade activa. Com uma população jovem (44%), abaixo dos 15 anos), tem um índice de masculinidade de 85% (por cada 100 pessoas do sexo feminino existem 85 do masculino) e uma taxa de urbanização de 23%, concentrada na Vila de Inhassoro e zonas periféricas de matriz semi-urbana.
Clima, Solos e Hidrografia
O clima de Inhassoro é tropical húmido na faixa costeira e tropical seco no interior, sendo caracterizado por duas estações (seca e chuvosa). A estação quente e chuvosa vai de Agosto a Fevereiro, a seca e fresca de Fevereiro a Julho. Na estação quente e chuvosa as temperaturas médias variam entre 28 a 30°c, com uma pluviosidade média anual de 865mm, com menor incidência no interior, enquanto na estação seca e fresca as temperaturas variam entre 18 a 27°c com maior incidência no litoral.
É atravessado apenas pelo rio Govuro, cujas margens não são propícias para a actividade agrícola dada a sua natureza calcária. Possui uma superfície total de 6.299 Km², na parte continental, compreendendo quatro localidades (Sede, Maimelane, Nhapele e Cometela) do Posto Administrativo de Inhassoro e 30,5 Km² na parte insular (28 Km² da ilha do Bazaruto e 2,5 Km² da ilha de Santa Carolina), pertencentes à única localidade do Posto Administrativo de Bazaruto.
O relevo é constituído por altitudes que não excedem os 239 metros. Em termos de solos, o Distrito é caracterizado por solos arenosos em fase dunar,solos arenosos hidromórficos e solos de aluviões argilosos e a vegetação predominante é a floresta aberta de miombo e mangal.
No Distrito de Inhassoro, predominam solos arenosos na zona costeira, franco-arenosos e franco-argilosos no interior do distrito, com sedimentos que ocupam extensas áreas, dunas na ilha de Bazaruto e rochas calcárias na ilha de Santa Carolina.
Os solos arenosos, caracterizam-se pela baixa capacidade de retenção de água e nutrientes, baixa fertilidade dos mesmos, o que constitui limitações para a prática de agricultura.
Contudo, os solos do interior do distrito são férteis e apresentam uma boa aptidão para o desenvolvimento da agricultura e pastagem.
O distrito de Inhassoro é banhado pelo Oceano Índico numa linha de costa de 100 Km de extensão. Existem 12 lagoas, dentre as quais se destacam: Mbaule, Chidacheque, Baquete, Pevo, Mussanga, Macurrumbe, Sangazive, Gulumbila e Nhamacuecuete, e Arquipélado composto por duas ilhas (Bazaruto e Santa Carolina).
História, Cultura e Sociedade Civil
Contam os mais velhos, que o nome de Inhassoro provém do nome Mussolo, que nas línguas nacionais Chihoca e Ndau, significa cabeça.
Reza a história que um cidadão com cabeça grande, proveniente da Ilha do Bazaruto, veio fixar residência no continente, tendo montado o seu acampamento de pesca junto à praia, a sul da sede do distrito, local hoje conhecido por Ponta de Inhassoro.
A presença desse cidadão naquela zona fez com que a mesma passasse, então, a ser chamada de Nhamussolo. Por ser um ponto costeiro importante, para ali também convergiram os portugueses quando mais tarde ali chegaram, tendo dado à zona o nome de Inhassoro.
A língua predominante é o Chitsua. O Nzumba e Massessa são as principais manifestações culturais locais.
Religião
Em relação à religião existem várias crenças no distrito e representes das respectivas hierarquias e que se têm envolvido, em coordenação com as autoridades distritais em várias actividades de índole social. A religião dominante é a Sião/Zione, praticada pela maioria da população do distrito.