O Presidente da República, Armando Guebuza, despediu-se de Inhambane e, em conjunto com a população, mediu o impacto da governação aberta e inclusiva, levada a cabo nos cerca de 10 anos em que esteve no poder.
Notícias da Província
O Governo de Inhambane financiou, no ano passado, 56 projectos, no valor de 1.684 milhões de meticais, através do Fundo de Apoio a Iniciativas Juvenis, apontou o director provincial da Juventude e Desportos, Quirino Gulube, à margem do I Conselho Coordenador daquela direcção, realizado semana passada na vila da Massinga.
O Ministro do Turismo, Carvalho Muária, que recentemente visitou a província de Inhambane, manifestou a sua satisfação perante o nível de desenvolvimento da actividade turística naquele ponto do país.
Intervindo na abertura da IV Reunião Nacional do Ensino Superior, realizada recentemente na cidade de Inhambane, na província de mesmo nome, o vice-Ministro da Educação, Arlindo Chilundo, defendeu que o ensino superior é fundamental para assegurar que Moçambique tenha uma economia forte e baseada no conhecimento, sendo, por isso, necessário investir num ensino superior de qualidade.
O Governador de Inhambane, Agostinho Trinta, visitou recentemente o posto administrativo de Save, no distrito de Govuro, onde apelou à população a ser vigilante e a denunciar actos tendentes a guerra, com o objectivo de desestabilizar o país.
O Centro de Formação Profissional de Vilankulo, criado pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), na província de Inhambane, graduou, semana finda, 62 técnicos profissionais.
Em termos sectoriais, destacaram-se os sectores de Recursos Minerais e Energia com 34%, seguido da produção agrária com 27% e produção industrial com 15 %. Os indicadores constantes do balanço perspectivavam até finais deste ano que a pobreza vai reduzir até 45%, o que colocaria mais da metade da população em cima da linha da pobreza, existem sinais visíveis e positivos porque a velocidade de crescimento económico emite inequivocamente sinais de retoma. Nos últimos dez anos, o volume de receitas atingiu 20 por cento de crescimento médio anual ao se fixar em 616,61 milhões de meticais em 2013 contra 141.87 milhões de meticais em 2005.
O Governo provincial de Inhambane ofereceu recentemente 30 motorizadas a igual número de extensionistas dos distritos de Zavala, Inharrime e Morrumbene, para permitir que os técnicos apoiem maior número de agricultores.
O Governo aprovou recentemente um Decreto que autoriza a Igreja Metodista Unida de Moçambique a criar a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UNUM), com a sede na localidade de Cambine, distrito de Morrumbene, província de Inhambane.
A visita teve como objectivo geral, acompanhar e avaliar o funcionamento e desempenho do Centro Provincial de Recursos Digitais (CPRD) de Inhambane, nos domínios programáticos e financeiros, durante o ano de 2013, na coordenação geral das actividades de ligação da rede de GovNet aos distritos, CMC’s (Zavala e Homoine), cursos de formação, receitas e despesas, assim como outros constrangimentos enfrentados pelo CPRD e dar propostas de possíveis soluções.