O Governo provincial de Inhambane reuniu-se com os funcionários públicos para o estudo dos discursos do Presidente da República, Filipe Nyusi. Trata-se duma iniciativa cujo objectivo é colocar em prática os discursos proferidos pelo Chefe do Estado, para que sirvam de instrumento do dia-a-dia.
Notícias da Província
O Conselho Provincial da Juventude(CPJ) de Inhambane entregou, a 28 de Janeiro deste ano, mais de mil peças de vestuário ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), em apoio às vítimas das cheias em Zambezia, Niassa e de Phombe no distrito de Cahora-Bassa, posto administrativo de Chitima em Tete
Na sua primeira visita ao Instituto Industrial e de Computação Armando Emílio Guebuza (IICAEG), localizado no distrito de Boane, Província de Maputo, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, fez uma avaliação positiva das actividades desenvolvidas na instituição de ensino técnico-profissional.
Para responder ao desafio de aumentar a produção da mandioca, os agricultores da província de Inhambane receberam, recentemente, estacas deste tubérculo de variedades melhoradas.
O Conselho de Ministros, aprovou no dia 17 de Fevereiro, a proposta do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2015 – 2019, que reflete as prioridades para o desenvolvimento económico e social do país neste período. Para a sua implementação como programa, a proposta deverá ser submetida à aprovação pela Assembleia da República acompanhada do Plano Económico e Social (PES).
A situação de casos de homicídios e acidentes de viação na província de Iinhambane, nos últimos tempos, levou o governador Agostinho Trinta, a reunir-se, no distrito de Jangamo, com representantes da sociedade civil, da administração da justiça, administradores distritais, presidentes dos Conselhos Municipais, líderes comunitários, agentes da Polícia, entre outros, com o objectivo de buscar soluções para o combate a estes males.
A oitava edição do carnaval da cidade de Inhambane, realizada no último fim-de-semana, homenageou as vítimas da tragédia de Chitima, em Tete. O evento decorreu sob o lema “Exaltando a Cultura na Promoção da Paz e Unidade Nacional”, e constituiu oportunidade para juntar artistas de diversas expressões culturais.
No quadro de uma visita à Direcção Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social em Inhambane, cujo objectivo era acompanhar o funcionamento do sector e áreas afins, o governador Agostinho Trinta, destacou a necessidade de celeridade no processso de modernização e informatização do Instituto Nacional de Social de Segurança (INSS) neste ponto do país.
As obras de construção da ponte-cais alternativa, para a travessia entre as cidades de Maxixe e Inhambane, na província meridional do mesmo nome, estão concluídas e por conseguinte garantido o reatamento da travessia de mais de três mil cidadãos entre os dois pontos daquela parcela do país.
O Governo meridional moçambicana de Inhambane ordenou a remoção de placas com a inscrição “propriedade privada” em estabelecimentos turísticos, por considerar esses anúncios uma forma de discriminação. Segundo o inspector do Turismo naquela província, Baltazar Dias Joaquim, autilização daquele tipo de dizeres faz com que muitos utentes se sintam excluídos.